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Como consultar as suas contribuições para fins de aposentadoria junto ao INSS?


Uma dúvida comum que surge nas pessoas que se aproximam do período de solicitação da aposentadoria é quanto ao registro das suas contribuições, diante da necessidade de confirmar o tempo de contribuição já satisfeito. Atualmente, em regra geral, as informações referentes aos vínculos empregatícios e as contribuições previdenciárias, sejam elas como trabalhador assalariado, autônomo, ou contribuinte individual (onde se enquadram os sócios de empresas, por exemplo), devem constar no Cadastro Nacional de Informações Sociais, conhecido como CNIS. O acesso a base de dados do CNIS pode ser realizado, basicamente, por três formas, a saber: 1) correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal podem acessar o extrato através do Internet Bank e nos caixas eletrônicos; 2) através da consulta no portal do próprio CNIS, devendo para tanto possuir a senha de acesso que é gerada nas agências do INSS; 3) diretamente nas agências do INSS. Ressalta-se que, como trata-se de informações pessoais e particulares, a solicitação do extrato ou da senha nas agências deve ser realizada pelo próprio segurado ou, então, por um procurador devidamente constituído. As informações constantes na base do CNIS são a principal fonte de dados para concessão das aposentadorias e dos auxílios previdenciários.


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