Os códigos de barras, em regra geral, são utilizados para representar uma numeração atribuída aos produtos fabricados pela empresa, facilitando a captura de dados através de leitores (scanners) e coletores de código de barras, propiciando a automação dos processos no meio comercial. A geração ocorre a partir da definição do “GTIN (Global Trade Item Number)”, que é um identificador para itens comerciais, desenvolvido e controlado pela GS1 - associação multissetorial sem fins lucrativos, que gerencia o Cadastro Nacional de Produtos. Assim, para que ocorra a atribuição de um código de barras para determinado produto, deverá o fabricante, ou detentor da marca, providenciar tal cadastramento junto a GS1 Brasil. O código de barras dos produtos são compostos por 13 dígitos, que indicam o país de origem (três primeiros dígitos), a empresa fabricante ou detentora da marca, a descrição das características do item e, por último, um dígito verificador para validar a sequencia numérica. Esse código de barra permite a identificação do produto em qualquer estabelecimento, diferentemente de outros códigos de barras utilizados apenas internamente nos estabelecimentos comerciais, como nos supermercados nas balanças de pesagem de produtos (frutas, verduras).
- Equipe de RP