top of page
Buscar
  • Equipe de RP

Trabalho em equipe – A competência comportamental mais valorizada

O trabalho em equipe nos revela algo belo que é chegar aonde sozinhos não chegaríamos. Consiste ainda em mostrar para nós mesmos que precisamos cocriar e estabelecer conexão uns com os outros. Estar inserido em grupo em busca de um resultado é um relacionamento que assemelha a um conjunto de engrenagens interligadas: os atritos são naturais, mas o importante é que a máquina continue funcionando.


Segundo pesquisa da consultoria Manpowergroup, realizada no Brasil e noutros 40 países, com cerca de 60 mil empresas, de diferentes segmentos, para 17% dos entrevistados a Colaboração e o Trabalho em grupo é a competência comportamental mais relevante em um profissional, e também a mais rara de se encontrar no mercado atualmente.


Portanto, saber trabalhar em equipe é essencial para a sua carreira! E apesar de estarmos expostos a isso por toda a nossa vida, em várias empresas esse tipo trabalho é prejudicado por colaboradores que não preferem trabalhar individualmente a unir suas forças e atuar em grupo.


Para te ajudar a desenvolver esta competência, apresento duas dicas importantes para quem trabalha em equipe:


Use o bom senso – Procure sempre o bom senso em tudo. Pense bem antes de falar e esteja pronto a ouvir o outro. E sempre que for emitir alguma opinião, feedback que possa envolver alguma crítica aos seus companheiros de equipe escolha bem as palavras, seja assertivo para não ferir ninguém.


Compartilhe a responsabilidade – O trabalho em equipe, às vezes, sofre de um fenômeno chamado “Preguiça Social”. A “Preguiça Social” é quando membros do grupo não se esforçam ao máximo, pois têm a sensação de não “ser tão responsável pelo resultado”.


Evite este comportamento, pois a partir do momento que você está trabalhando em grupo, não importa que o erro não seja diretamente seu, se alguém falhar a culpa também é sua. Então, assuma a responsabilidade, seja leal aos seus colegas e honre o sentimento de grupo.


Este artigo foi veiculado em nosso ClickPomper (Boletim interno de notícias da Pompermaier) n.º 97, de 05/12/2012. Agora, está sendo compartilhado com a comunidade através deste blog.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page