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PomperCloud - Remessa de dados para o processamento da folha de pagamento
Além da importação de diversos arquivos fornecidos pelas empresas, como os gerados por sistemas de controle de ponto e de planos de saúde, a Pompermaier disponibiliza aos clientes uma tecnologia própria para a inserção e captura de dados variáveis, necessários para o processamento da folha.
Através desta tecnologia, implementada de forma gradativa a partir de outubro/2019, o cliente passa a ter um melhor controle dos dados variáveis, sejam eles de referência (horas) ou valores, transferidos a Pompermaier. Além disso, permite uma automatização da importação dos mesmos ao sistema de processamento dos cálculos.
Essa remessa ocorre a partir do PomperCloud, acessível pelo link www.pompercloud.com.br. Caso você seja cliente da Pompermaier mas ainda não possui acesso a esta tecnologia, contate o consultor que realiza do seu atendimento da folha de pagamento, para avançarmos na implementação à sua empresa.
Cada conjunto de dados de uma competência (mês/ano de competência da folha de pagamento) e de um tipo de movimento (folha mensal, folha de adiantamento ou folha complementar), comporá um lote de dados. E existirá somente um lote para cada igual competência e tipo de movimento.
Cada lote poderá ter 3 estágios:
1) Edição pelo cliente: o usuário do cliente está trabalhando na preparação dos dados. Assim, enquanto o lote estiver neste estágio, o time da Pompermaier não poderá utilizá-lo.
2) Finalizado pelo cliente: quando o usuário do cliente concluir o trabalho de preparação dos dados, deverá finalizar o lote. O lote estando com o estágio finalizado, o time da Pompermaier poderá ativar a captura deles. Enquanto os dados não forem capturados pela Pompermaier, o usuário do cliente poderá reabrir o lote, permitindo retorná-lo ao estágio 1. Neste caso, voltaria a editá-lo.
3) Utilizado pela Pompermaier: quando o time da Pompermaier efetuar a captura dos dados (dados foram migrados ao sistema de processamento da folha de pagamento), o usuário do cliente não poderá mais reabrir o lote, apenas consultá-lo.
Caso o cliente tenha a necessidade de inserir, alterar ou excluir dados em um lote já capturado pela Pompermaier, deve criar um novo lote, que será numerado sequencialmente, iniciando com o estágio 1. Este novo lote será oferecido ao usuário do cliente de forma idêntica ao lote 1. Assim, o usuário do cliente poderá efetuar a manutenção necessária e, ao concluir, finalizá-lo. Os lotes secundários substituirão todos os registros importados do lote anterior.
O lote é composto de registros por funcionário e por evento (tipo de provento ou desconto que o time da Pompermaier habilitou para o cliente em processamento), permitindo que o usuário do cliente informe um valor (R$) ou uma referência (horas), conforme a aplicabilidade de cada um.
A tela apresentada simula uma planilha Excel, onde há uma linha para cada funcionário e uma coluna para cada evento. Assim, com o preenchimento das células, que é gravado automaticamente a cada mudança de campo, após finalizado o lote, eles serão migrados ao sistema de processamento de dados de folha de pagamento da Pompermaier.
Há 3 parâmetros disponíveis ao usuário do cliente, permitindo uma maior facilidade quando ao uso da ferramenta, além de outras funcionalidades disponíveis:
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copia do conteúdo de célula específica entre meses - através do sinal >;
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cópia do conteúdo de coluna específica entre meses - através do sinal >>;
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inserir anotação na célula - através do sinal ?;
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parâmetro para mostrar ou ocultar os dados do mês anterior;
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parâmetro para mostrar ou ocultar as anotações das células;
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parâmetro para definir a destinação da próxima célula ativa através da tecla ENTER;
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exportar todos os dados constando na "planilha" visível em tela ao Excel.
Tanto o procedimento de remessa de dados como esta descrição do procedimento estão sendo frequentemente aperfeiçoados, conforme os feedbacks recebidos a cada novo cliente habilitado para o uso da tecnologia.